A ARTE A SERVIÇO DE UMA CULTURA LIBERTADORA

Desde sua fundação, o Centro de  Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán - CDVDH/CB realiza atividades socioculturais dirigidas a crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de contribuir na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e sustentável, onde os Direitos Humanos sejam respeitados e o desenvolvimento e a participação social de todas as pessoas sejam garantidos.

Estas atividades são realizadas em sua sede localizada na Rua Bom Jesus - Centro e em dois Centros Comunitários da organização, localizados na Vila Bom Jardim e Vila Ildemar, na cidade de Açailândia/MA, com turmas de base de dança - Grupo Dançarte; capoeira - Capoeira Cidadã e teatro - Centro da Arte, atendendo uma média de 120 crianças e adolescentes anualmente. 

A organização utiliza o Teatro, a Dança e a Capoeira como ferramentas de formação para a Cidadania, transformação social e capacitação profissional de produtores/as e educadores/as culturais.

Assim, o público atendido pelas Ações Socioculturais do CDVDH/CB recebe também acompanhamento familiar e escolar com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e educacionais dos/as mesmos/as, bem como identificar e contribuir na solução de violações de Direitos Humanos.

A fim de oferecer capacitação profissional nas áreas supracitadas, de forma continuada, o CDVDH/CB criou três grupos culturais: o Grupo de Dança Afro “Afixirê”, o Grupo de teatro Centro da Arte e o grupo Capoeira Cidadã. Estes grupos fortalecem os trabalhos de base com adolescentes e jovens, apoiando à formação técnica e humana de futuros/as produtores/as,educadores/as e profissionais do campo da arte e a cultura.

Através da estruturação destes grupos a organização proporciona ainda a produção e montagem de espetáculos culturais com base na Arte-Denúncia, abordando diversas temáticas de interesse social, tais como: Trabalho Escravo, Meio Ambiente, Violência Contra as Mulheres, Consciência Negra, Corrupção eleitoral, entre outros.

Criado no ano 1999, O Centro da Arte usa o teatro como ferramenta de formação e alerta social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupo Dançarte atua desde o ano 2000 nos Centros Comunitários do CDVDH/CB usando a dança com veículo de conscientização e participação social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Através da capoeira e percussão, o Grupo Capoeira Cidadã tem contribuído com que centenas de crianças e adolescentes conheçam seus direitos e exerçam plenamente sua cidadania.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Dança Afro “Afixirê” nasceu no ano 2007 como um grupo de dança diferenciado com o objetivo de profissionalizar adolescentes e jovens na área da dança afro, bem como para produzir espetáculos e trabalho coreográficos de matriz africana, já que as manifestações culturais de matriz africana são especialmente fortes no Maranhão e as mesmas são dificilmente valorizadas e consideradas dentro dos circuitos culturais oficiais.

Desde a criação do grupo de dança afro “Afixirê” tem contado com mais de 30 participantes que passaram por diferentes formações e capacitações nas áreas técnicas da Dança tradicional, folclórica e contemporânea.

Assim como seus/suas participantes têm sido capacitados/as de forma continuada na sua formação política e social a fim de criar produtores/as culturais com uma visão crítica e inovadora que coloquem a Arte ao Serviço de uma Cultura Libertadora, principio fundamental do CDVDH/CB.