O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán – CDVDH/CB é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos com 20 anos de experiência no combate do Trabalho Escravo e o empoderamento de comunidades em situação de vulnerabilidade social que tem como missão: “A Defesa da Vida onde mais for ameaçada e dos Direitos Humanos onde menos forem reconhecidos, com atenção privilegiada às pessoas mais pobres, exploradas e oprimidas. ” (Art. 3º Estatuto Social).

Com atuação no Estado do Maranhão, principalmente nas regiões de Açailândia, Pindaré, Monção e Santa Luzia, o CDVDH/CB desenvolve suas atividades em três eixos principais: Prevenção, Repressão e Inserção, todos eles com ações interligadas que visam a assunção do protagonismo de pessoas resgatadas do Trabalho Escravo, ou em situação de vulnerabilidade social e em risco de aliciamento, para se tornar agentes ativos/as e autodeterminados/as para a transformação social de sua comunidade.

O CDVDH/CB trabalha junto com estas pessoas para que adquiram o conhecimento e a visão crítica-construtiva necessária para se tornar transformadores/as e multiplicadores/as efetivos/as, lutando pela efetivação de seus direitos mediante a organização comunitária.

Ademais, o CDVDH/CB trabalha na perspectiva da idealização e prática de modelos, metodologias e sistemas alternativos para a capacitação profissional e a geração renda, bem como no fomento da criação e consolidação de iniciativas de carácter social que fortaleçam a atuação em rede da Sociedade Civil Organizada.

Desta forma, os/as participantes das ações do CDVDH/CB não são considerados/as como beneficiários/as passivos/as, mas sim como parceiros/as de ação para a efetivação dos Direitos Humanos e a construção de sociedades mais justas, plurais e sustentáveis. 

Visando a quebra do Ciclo do Trabalho Escravo e o empoderamento dos/as trabalhadores/as resgatados/as, suas famílias e suas comunidades, o CDVDH/CB organiza suas ações mediante os trabalhos interligados de suas equipes sendo estas:

 

Em Açailândia, município onde o CDVDH/CB atua principalmente, todas estas ações são desenvolvidas em Centros Comunitários que são espaços localizados nos bairros mais desfavorecidos, como  a Vila Ildemar e a Vila Bom Jardim.

Estes Centros Comunitários foram concebidos como semeadouros de ideias e ações que partam desde a própria comunidade com o objetivo de contribuir para o empoderamento e articulação da mesma para o exercício da cidadania.

Nestes locais, crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosos/as, independentemente de qualquer diversidade, encontram sua parcela para se desenvolver como indivíduos/as, criar alternativas construtivas de transformação social e lutar por seus direitos.